Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 30 de março de 2010

CRIATIVIDADE OFENSIVA OU MECANIZAÇÃO?

Este sempre foi um aspecto do treino que enquanto jogador me causava confusão, o treino sistematizado de jogadas bonitas e bem delineadas mas muito mecanizadas e sempre feitas sem oposição que raramente eram realizadas em jogo.
Como treinador sou da opinião que em termos ofensivos deve-se dar asas a criatividade, estimula-la dentro das regras colectivas do futebol.
Naturalmente em termos ofensivos existirão aquilo a que chamo a minhas ideias de jogo, os posicionamentos definidos em termos ofensivos, mais concretamente de finalização.
O que é mais fácil de anular? a mecanização ou a criatividade que resulta do momento?
O que é mais fácil para mim sem duvida é o que está mecanizado e vemos isso observando Messi, Ronaldo, Ronaldinho, Neymar e pouco mais.
Estes jogadores tem a capacidade de improvisar, fazer magia em pequenos espaços, é isso que nos prende ao futebol, dai a minha paixão pelo futebol Africano.
Ofensivamente defendo essa criatividade, essa liberdade táctica, onde apenas exigo que se mantenha a nossa ideia de jogo e que no momento em que perdemos a bola as nossas posições estejam ocupadas.
Este devia ser um dos benefícios da formação, estimular a criatividade, mas hoje assiste-se a uma especialização precoce de posicionamento e regras rígidas que leva á mecanização do jogo pois todos somos reféns dos resultados.

domingo, 28 de março de 2010

EQUIPAS ALENTEJANAS NAS PROVAS NACIONAIS

Está muito complicado a vida das equipas alentejanas, 6 derrotas, 1 empate e duas vitorias.
Na SEGUNDA DIVISÃO, Eléctrico perde, Aljustrelense empata e Reguengos consegue grande resultado.
Na TERCEIRA DIVISÃO, fase de subida, Juventude perde, na fase de manutenção apenas Moura somou 3 pontos.

SEGUNDA DIVISÃO, ZONA CENTRO

Esmoriz-1 Eléctrico-0

13º-Eléctrico 28

ZONA SUL

Louletano-2 Atl.Reguengos-4
Lagoa-1 Aljustrelense-1

8º-Atl.Reguengos 37
12º-Aljustrelense 27

TERCEIRA DIVISÃO, FASE DE SUBIDA

Cova Piedade-1 Juv.Évora-0

1º-Juv.Évora 24

TERCEIRA DIVISÃO, ZONA DE MANUTENÇÃO

SERIE E

Caldas-3 Gavionenses-2

6º-Gavionenses 9

SERIE F

Moura-6 Castrense-1
Fabril-3 U.Montemor-0
Lus.Évora-1 Quarteirense-2

2º-Moura 15
4º-U.Montemor 9
5º-Castrense 9
6º-Lus.Évora 8

1 DIVISÃO DISTRITAL DE ÉVORA

Começou com empates a primeira jornada para apurar o campeão da 1ª divisão distrital de Évora.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Canaviais-2 Morense-2
Estremoz-0 Perolivense-0

1º-Morense 1
2º-Canaviais 1
3º- Perolivense 1
4º- Estremoz 1

DIVISÃO DE HONRA DA AF ÉVORA

Vendas Novas goleia em casa e continua sua caminhada, Monte Trigo vence fora e mantém segundo lugar, Viana soma empate em Portel.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO


Estrela FC V. Novas-5 Arcoense-0
Redondense-2 Giesteira-0
O Calipolense-5 Oriolenses-3
Santiago Maior-2 Monte Trigo-4
Borbense-2 Arraiolense-1
Escouralense-2 Bencatelense-0
Portel-0 Sp. Viana-0


1º- Estrela FC V. Novas 54
2º- Monte Trigo 43
3 º-Redondense 38
4º- O Calipolense 30
5º- Escouralense 28
6º- Portel 26
7º- Giesteira 26
8º- Sp. Viana 23
9º- Borbense 22
10º- Oriolenses 21
11º- Santiago Maior 19
12º- Bencatelense 18
13º- Arraiolense 10
14º- Arcoense 7

DIVISÃO DE HONRA DA AF ÉVORA

Est.Portalegre e Campomaiorense empatam e não aproveitam o facto de Crato folgar, O Elvas vence e aproxima-se do líder.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Est. Portalegre-1 Campomaiorense-1
Monfortense-2 Sta. Eulália-1
Fronteirense-0 O Elvas-4
Castelo de Vide-1 Gafetense-1

1º- FC Crato 23
2º- O Elvas 21
3º- Est. Portalegre 20
4º- Campomaiorense 19
5º- Fronteirense 16
6º- Gafetense 12
7º- Monfortense 10
8º- Castelo de Vide 10
9º- Sta. Eulália 2




DISTRITAL DE BEJA

Líder perde mas vê perseguidores empatarem e a vantagem mantém-se confortável, Piense goleia e sobe ao terceiro lugar.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO


Serpa-2 Barrancos-0
Praia Milfontes-5 Stª Clara-a-Nova-0
Almodôvar-3 Vasco da Gama-1
Despertar SC-0 Desp. Beja-0
Aldenovense-3 Odemirense-0
Rosairense-2 Ferreirense-1
Piense-4 São Marcos-0

1º- Odemirense 43
2º- Despertar SC 36
3º- Piense 35
4º- Desp. Beja 34
5º- Praia Milfontes 33
6º- Almodôva r 32
7º- Serpa 27
8º- Ferreirense 26
9º- Barranco s 26
10 º-Vasco da Gama 24
11 º-Aldenovense 22
12º- Rosairense 19
13º- São Marcos 14
14º- Stª Clara-a-Nova 11

quinta-feira, 25 de março de 2010

ENTREVISTA A LUIS LOPES, ATLETA DE MARCHA

Conheci, o Luís Lopes no início do meu percurso académico, o facto de ambos estarmos ligados ao desporto enriqueceu a nossa relação, e passei a conhecer uma modalidade,que não conhecia na sua vertente competitiva e que é feita de muito sacrifício, e que para nos que andamos no futebol, e às vezes pensamos que nos sacrificamos bastante, perto desta modalidade é prazer! Vou dar-vos a conhecer um atleta que nos fala de uma modalidade individual, e da sua experiência.
Com 20 anos já leva 9 títulos de campeão nacional de estrada, vários na pista ar livre, pista coberta todos em marcha atlética. Por quatro vezes, já representou a selecção Portuguesa em diversas provas, recentemente foi 10 classificado no campeonato da Europa em juniores, e ainda lhe sobra tempo para a licenciatura em Psicologia do Deporto e Exercício e gerir um negócio familiar que adora nas salinas de Rio Maior.



João Prates- Como surgiu a marcha na tua vida?
Luís Lopes - Na verdade, sempre gostei de atletismo, desde que me lembro sempre que via pela TV competições internacionais, a competitividade e a beleza que existe, despertou-me bastante interesse. A influência do irmão foi importante porque já ganhava competições a nível regional e isso me fez experimentar. A marcha veio por acréscimo por ser uma disciplina dentro do atletismo, na qual tive sucesso.
João Prates- Praticas-te outra modalidade ou apenas atletismo?
Luís Lopes- Nunca! Desde 2001 que pratico atletismo e nunca tive contacto com outra modalidade federado.
João prates- Sendo uma modalidade exigente em termos físicos e mentais como consegues estar motivado todos os dias para treinares algumas vezes sozinho?
Luís Lopes- A motivação vem do gosto em marchar todos os dias. Para um atleta que tem objectivos a curto a médio ou longo prazo, para competições internacionais tem que treinar de forma intensa para os concretizar. E tendo tarefas dia-a-dia em todos os treinos, é como uma rotina a que me proporciona a treinar, caso contrário, o resto do dia parece que já não corre dentro do esperado porque falta uma necessidade primária.
João Prates- O que sente um atleta, neste caso tu, quando faltam muitos km para o fim da prova, o cansaço acumula, e os objectivos são difíceis?
Luís Lopes- Quando preparamos uma competição e o objectivo traçado inicialmente não está a ser comprido, o sentimento de realização pessoal em terminar, desgastando todas as reservas que tenho até final, me dará alguma satisfação.
João Prates- Ao longo da tua curta carreira, qual o momento que mais te marcou? Porque?
Luís Lopes- O momento que mais me emociona, felizmente, foi na Taça do Mundo de Marcha na Rússia em que realizei a marca de 43.28 aos 10km marcha, que deram, mínimos e selecção para o Mundial de Juniores em 2007.
João Prates- Quais as pessoas que na tua modalidade servem para ti de exemplo? Porque?
Luís Lopes- Admiro particularmente, a Susana Feitor, pelo talento extraordinário que a caracteriza enquanto atleta, e particularmente alguns atletas de 50km marcha, pelo esforço e dor da prova mais difícil do calendário olímpico, querendo ser num futuro próximo um desportista de uma longa distância.
João Prates- Sendo atleta de alta competição, como consegues conciliar com a vida académica?
Luís Lopes- A alta competição facilita de algum modo todo o processo de formação, enquanto atleta/estudante, mas nada o diz que seja fácil, pelo contrário, o João sabe o esforço e organização que se tem de ter, para poder vir às aulas. No meu exemplo, de esforço, empenho e organização para poder levar todos os objectivo a bom porto, sabendo que em nada é fácil. Mas quando acreditamos no sucesso por vezes, temos reservas físicas e mentais que nos dão motivação para tudo. Sem poder deixar de agradecer a todos aqueles que me tem apoiado, durante este ciclo de formação, o meu muito obrigado.
João Prates- Achas importante conciliar o desporto com os estudos?
Luís Lopes- Sim, e em nada estou arrependido ter escolhido o ensino superior, porque se não temos apoios necessários para poder treinar a 100%, e temos a possibilidade de conciliar as duas porque não… depende da ideia de cada um.
João Prates- Em termos pessoais, quais os teus objectivos para o futuro?
Luís Lopes- Para o futuro, em termos pessoais acredito que vou ter uma oportunidade para poder trabalhar na área da Psicologia Desportiva, sou um apaixonado pelo desporto em geral, e isso me dá prazer para realizar todos os dias. No entanto, não esquecendo as Salinas Naturais de Rio Maior que para já tem sido a minha fonte de rendimento nos últimos anos, e na qual, tenho todo o orgulho por preservar e divulgar esta pequena grande aldeia.
João Prates- Algumas palavras que queiras deixar aos leitores deste blogue?
Luís Lopes- Em primeiro lugar agradecer ao João Prates pelo convite da entrevista, na qual, estou muito grato. Pouco posso acrescentar, mas peço aos jogadores de futebol que por aqui passem, que façam a modalidade por gosto, prazer, e na qual, estão inseridos que se sintam realizados pelo desporto que praticam, e pela promoção do desporto a todos os níveis, que se sintam um exemplo para todos aqueles que querem começar pela primeira vez.
Bem Hajam

terça-feira, 23 de março de 2010

A IMPORTANÇIA DO TREINO MENTAL

Semana após semana ouvimos muitas vezes falar em questões psicológicas, quer no futebol quer em outras modalidades, normalmente quando os resultados ficam aquém dos esperados.
Não será o treino mental tão ou mais importante que o físico-técnico-táctico?
Pessoalmente considero que sim, não estão todos estes factores condicionados pela nossa predisposição mental para executar as tarefas?
Quantas vezes nos questionamos porque determinados atletas rendem muito em treino e quando chega a competição propriamente dita, exibem-se muito abaixo daquilo que é o seu real valor?
Factores como a ansiedade, a pressão do momento, o pensamento negativo do eu não consigo, são um factor de instabilidade que vai levar a que o rendimento desse atleta seja menor.
Poderemos treinar estes factores? sem duvidas nenhumas, o sucesso individual e colectivo de um atleta é facilitado por uma saúde mental positiva, auto-percepções positivas e melhores competências cognitivas e comportamentais.
A nós treinadores cabe-nos criar exercícios em que o aspecto mental esteja envolvido.

« Para atingir um objectivo, o primeiro passo é acreditar que o posso atingir»

MAIS UM GOLO DE UM GUARDA-REDES :)

Capogrosso, Guarda-Redes de uma equipa Argentina , marcou um grande golo :)


domingo, 21 de março de 2010

BENFICA VENCE TAÇA DA LIGA

Benfica venceu a taça da liga pela segunda vez consecutiva num ano que parece vir a ser pintado de vermelho.
Ruben Amorim, Carlos Martins e Cardozo marcaram pelos encarnados.

Benfica-3 FC Porto-0

EQUIPAS ALENTEJANAS NOS NACIONAIS

Jornada positiva para as equipas alentejanas, três vitorias que aumenta a esperança pela manutenção, principalmente a Eléctrico e Aljustrelense.

ZONA CENTRO

Eléctrico-2 Oliveira do Bairro-1

12º-Eléctrico 28

ZONA SUL

Aljustrelense-1 Real-0
Atl.Reguengos-1 Lagoa-0

7º-Atl.Reguengos 34
12º-Aljustrelense 25

DIVISÃO DE HONRA DA AF ÉVORA

Estrela vencia em Viana quando jogo foi interrompido devido a chuva, Monte Trigo aplica chapa 5, Giesteira empata e Arraiolense perde em casa.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Arcoense-0 Redondense-0
Giesteira-1 Calipolense-0
Oriolenses-2 santiago Maior-0
Monte Trigo-5 Borbense-1
Arraiolense-0 Escouralense-1
Bencatelense- Portel- ( adiado devido a agressão ao arbitro)
Viana-0 Est.Vendas Novas-2 ( interrompido aos 77 m)

1º-Vendas Novas 51
2º-Monte Trigo 40
3º-Redondense 35
4º-Calipolense 27
5º-Giesteira 26
6º-Portel 25
7º-Escouralense 25
8º-Viana 22
9º-Oriolenses 21
10º-Santiago Maior 19
11º-Borbense 19
12º-Bencatelense 18
13º-Arraiolense 10
14º-Arcoense 7

SERIA A, 1ª DIVISÃO DA AF ÉVORA

Canaviais vence e junta-se ao Luso Morense na fase final para o acesso a divisão de Honra ficando pelo caminho o Brotense que nesta fase final desperdiçou pontos importantes.

SERIE A

Luso Morense-2 santana-2
Valenças-2 Cabrela-1
Cortiço-0 Canaviais-1
Alcaçovense-3 Outeiro-0

1º-Morense 38
2º-Canaviais 32
3º-Brotense 32
4º-Valenças 31
5º-Santana 23
6º-Cortiço 21
7º-Alcaçovense 16
8º-outeiro 8
9º-Cabrela 7

1ª DIVISÃO DA AF PORTALEGRE

Na SERIE A, Esperança mantém liderança apesar do empate hoje perante o Portalegrense, Montargilense soma empate em Alegrete e Degoladense goleia em casa.


SERIE A

Alegrete-1 Montargilense-1
Esperança-2 Portalegrense-2
Degoladense-4 Alpalhoense-2

1º-Esperança 20
2º-Degoladense 17
3º-Montargilense 16
4º-Alpalhoense 14
5º-Portalegrense 9
6º-Alegrete 5

Na SERIE B, Alter vence e aumenta vantagem, Mosteirense vence fora e aproxima-se do segundo lugar.

Santo Amaro-0 Alter-2

Portus Alacer-2 Arronches-0

Nisa-1 Mosteirense-2

1º-Alter 25

2º-Santo Amaro 19

3º-Mosteirense 13

4º-Portus Alacer 12

5º-Nisa 9

6º-Arronches 6

DIVISÃO DE HONRA DA AF PORTALEGRE

No jogo entre os dois primeiros, Crato e Est.Portalegre empataram numa jornada em que O Elvas foi a única equipa a somar três pontos.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Crato-0 Est.Portalegre-0
Campomaiorense-3 Monfortense-3
Santa Eulália-2 Fronteirense-2
O Elvas-4 Castelo Vide-2

1º-Crato 23
2º-Est.Portalegre 19
3º-Campomaiorense 18
4º-O Elvas 18
5º-Fronteirense 16
6º-Gafetense 11
7º-Castelo Vide 9
8º-Monfortense 7
9º-Santa Eulália 2

DISTRITAL DE BEJA

Odemirense mais perto da terceira divisão depois da vitoria de hoje sobre o Despertar, Des.Beja surpreendido em casa pelo Almodôvar, Ferreirense vence em casa Aldenovense.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

São Marcos-1 Barrancos-2
Santa Clara-a-Nova-1 Serpa-2
Vasco Gama-0 Milfontes-2
Des.Beja-2 Almodôvar-3
Odemirense-2 Despertar-1
Ferreirense-2 Aldenovense-1
Piense-2 Rosairense-1

1º-Odemirense 43
2º-Despertar 35
3º-Des.Beja 33
4º-Piense 32
5º-Milfontes 30
6º-Almodôvar 29
7º-Barrancos 26
8º-Ferreirense 26
9º-Serpa 24
10º-Vasco Gama 24
11º-Aldenovense 19
12º-Rosairense 16
13º-São Marcos 14
14º-Santa Clara-a-Nova 11

sábado, 20 de março de 2010

SERIE B, 1ª DIVISÃO DISTRITAL DE ÉVORA

Ultima jornada na SERIE B, Perolivense perde em Santo António, Estremoz vence em casa o São Manços e ambos preparam a entrada na fase decisiva da época, São Romão vence e confirma boa época com quarto lugar.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Santo Antonio-3 Perolivense-0
Aldeense-1 Rosário-2
Estremoz-4 São Manços-2
Corval-4 Vera Cruz-0
São Romão-3 Azarujense-0

1º-Perolivense 42
2º-Estremoz 35
3º-Santo Antonio 31
4º-São Romão 29
5º-Rosário 28
6º-Corval 26
7º-São Maços 22
8º-Aldeense 21
9º-Vera Cruz 13
10º-Azarujense 5

ACONTECE... :)

Palácios, guarda-redes do Pumas do México sofreu um golo...insólito :)


IZMAILOV NÃO JOGA MAIS NO SPORTING

Segundo Costinha, Izmailov não vestirá mais a camisola do Sporting, o russo faltou hoje ao treino de forma injustificada segundo o clube!
Izmailov que recusou recentemente uma proposta milionária e que abdicou do salário quando estava lesionado para ficar no clube que gosta vê agora a sua carreira no clube em risco e a sua conduta profissional em causa.

RESULTADOS DA SONDAGEM

Num universo de 34 votantes, 26 consideram que Portugal irá passar a fase de grupo no mundial de África do Sul, apenas 8 acham que não! Espero que a maioria tenha razão! :)

sexta-feira, 19 de março de 2010

SORTEIO DA LIGA DO CAMPEÕES E LIGA EUROPA

Benfica já conhece o adversário nos quartos de final da liga Europa, mais um duelo histórico, desta vez com Liverpool, os jogos serão a 1 de Abril e a 8 de Abril, a primeira mão é na Luz.

LIGA EUROPA

Fulham-Wolfsburgo
Hamburgo-St. Liége
Valência-At. Madrid
Benfica-Liverpool

LIGA DOS CAMPEÕES

Lyon-Bordéus
Bayern Munique-Manchester United
Arsenal-Barcelona
Inter-CSKA Moscovo

quinta-feira, 18 de março de 2010

LIGA EUROPA

Kardek com um golo nos minutos finais deu a qualificação ao Benfica , uma qualificação merecida diga-se.
Em Alvalade o Sporting realizou boa exibição mas má entrada estragou a noite.

Marseilhe-1 Benfica-2
Sporting-2 Atl.Madrid-2

ENTREVISTA COM DANY

Conheci a Daniela á alguns anos atrás, quando era treinador do SC Brotense, todos os treinos tinham a sua presença atrás de uma baliza, a assistir ao nosso treino e sempre a dar uns toques na bola, alguma vezes a convidei a juntar-se a nós, uma menina no meio de homens para breves minutos a fazer algo que lhe dava uma alegria enorme, a paixão que só o futebol pode proporcionar, hoje é uma das peças fundamentais da equipa de futsal feminina do Luso Morense e merecia sem duvidas nenhumas uma especial atenção dos responsavéis da selecção distrital da AF Évora, dedicação, humildade, qualidade, paixão, são factores fundamentais para um bom atleta, tudo isso faz parte dela.

João Prates- Como nasceu essa paixão pelo futebol?
Daniela- Sinceramente, desde que me conheço como gente, sempre preferi uma bola de futebol a bonecas. Não sei, penso que já nasceu comigo e ao longo dos anos, essa paixão foi crescendo. Isso pode dever-se ao facto de, na minha aldeia (Brotas), existirem poucas actividades e então todos jogávamos à bola e, mesmo quando não havia ninguém para jogar comigo, jogava sozinha na minha rua. O importante era, e sempre foi, jogar! A minha primeira "estreia profissional" foi com a equipa sénior do SC Brotense, orientada na altura pelo Mister João Prates (ainda treinei lá com eles umas quantas vezes).
João Prates- Sendo o futebol feminino pouco praticado no nosso distrito, alguma vez pensaste ser jogadora federada?
Daniela- Não, de todo! Foi uma grande surpresa para mim quando me convidaram a integrar o projecto de praticar Futsal no Luso Morense. Vivia sempre na expectativa de algum dia poder jogar "mais a sério", mas sem grandes convicções que isso algum dia se pudesse concretizar, felizmente, aconteceu e sinto-me muito satisfeita por ter aceite o convite sem a mínima hesitação.
João Prates- Quando isso aconteceu o que sentiste?
Daniela- Senti-me muito surpreendida e, simultâneamente, muito feliz! Aceitei logo o convite. Sinto que fiz a escolha certa e que agarrei uma grande oportunidade pois estou a fazer uma coisa que adoro (jogar futsal) mas de uma forma mais séria e profissional.
João Prates- Como viveste e continuas a viver essa experiência de treino, jogos, agora que já jogas futebol a alguns anos?
Daniela- Tanto nos momentos em que vou para os treinos, tanto quando vou para os jogos, sinto imensa alegria por ter a oportunidade de jogar e de estar com as minhas colegas e companheiras de equipa. É uma boa sensação quando piso o campo e quando toco numa bola. Estou nesta equipa, desde o início da sua formação e sinto que tenho vindo a crescer e a evoluir com ela, não só como atleta mas também como pessoa.
João Prates- Hoje sendo praticante da modalidade, a tua ideia sobre o futebol mudou? sentes mais responsabilidade?
Daniela- Sim, claramente. Quando somos apenas espectadores as coisas parecem-nos muito mais fáceis e pensamos que "aquilo até eu fazia", mas depois, quando estamos em campo e a jogar, a nossa percepção sobre as coisas é totalmente diferente; penso que, de uma forma geral, comecei a dar mais valor ao trabalho de quem joga e de quem está dentro do campo: é muita pressão e responsabilidade!
João Prates- Como reagiram os teus pais quando disseste que querias jogar futebol?
Daniela- O meu pai sempre adorou o facto de eu gostar de jogar futebol e ficou felicíssimo com a notícia :) A minha mãe também aprovou a ideia, apenas me alertou para o facto de não deixar os estudos para 2º plano. Penso que, de uma forma geral, reagiram os dois positivamente e aprovaram a minha decisão; para além disso, tanto um como outro, sempre mostraram disponibilidade para estarem presentes nos treinos e jogos e fizeram questão de acompanhar a equipa (até nos jogos fora) o que, para além dos factores anteriormente referidos, foi mais um factor extra de motivação.
João Prates- Quais são para ti os factores mais importantes para ser uma boa atleta?
Daniela- Penso que para ser uma boa atleta é necessário reunir uma série de factores, tais como: o espírito de sacrifício, a dedicação, o empenho, a devoção, a amizade e a camaradagem, que devem estar presentes dentro e fora de campo. Ser uma boa atleta, não é sinónimo de ser boa jogadora tecnicamente, nem vice-versa (isto na minha opinião) mas é muito importante para uma jogadora completa reunir estes dois factores. Acima de tudo, trata-se de uma questão de ATITUDE! :)
João Prates- Em termos futuros quais são os teus objectivos na modalidade?
Daniela- Neste momento, encontro-me no 11º ano e até à data tenho conciliado bem o factor escola com as minhas restantes actividades, nomeadamente o futsal, e gostaria imenso de continuar a praticar a modalidade. No que depender de mim, tudo farei para continuar a conciliar duas das partes mais importantes da minha vida (escola e futsal) no entanto, tudo dependerá do rumo que a minha vida académica tomar no 12ºano. Futuramente, como profissão, não me imagino, de todo, a fazer vida do futsal/futebol; enquanto conseguir, quero é jogar e divertir-me.
João Prates- Que palavras queres deixar ao leitores deste blogue?
Daniela- Quero dizer-lhes que continuem a ler este excelente blog, tal como eu o faço! Para além disso, quero-vos pedir que vão apoiar a equipa de futsal feminina do Luso Morense domingo após domingo: o vosso apoio é importantíssimo para a nossa evolução e desenvolvimento. Contamos sempre com o vosso apoio! Queria também agradecer às pessoas que iniciaram este lindíssimo projecto (é de louvar a coragem) e à direcção do Luso por nos ajudar a suportá-lo. Felizmente, o futsal feminino está em afirmação: existem pessoas com vontade de aprender, apenas precisamos de mais com vontade de ensinar.
Boa sorte para o GUS e obrigada por me dares a oportunidade de expor a minha opinião!

quarta-feira, 17 de março de 2010

NIGERIANO FUTEBOLISTA OU BOXER?

Aconteceu na segunda divisão Iraniana, num jogo escaldante, John Negodi, jogador do Payam Korosham, varreu tudo o que lhe aparecia a frente :) grande coragem!


terça-feira, 16 de março de 2010

O DESLUMBRAMENTO NO FUTEBOL

Estive hoje presente em mais um dia da semana da Psicologia na ESDRM e um convidado comoveu-me, refiro-me a Pepa, um jogador a quem o descontrole emocional provocado pelo deslumbramento em que o futebol é fértil, principalmente nos mais jovens, acabou a carreira de forma inglória.
Sendo o futebol um desporto de massas, de emoções, e vivendo hoje numa época onde predomina a vaidade, a ostentação, muitos jovens perdem-se pelo caminho duro e longo de um trajecto de jogador de futebol profissional á custa do seu elevado ego e esquecimento pela tarefa.
Freud (1923) considerou que o nosso aparelho psíquico é constituido por três instâncias, o ID, o EGO e o SUPER EGO, o EGO é o intermediário entre o desejo e a realidade e estrutura-se como uma etapa de adaptação evolutiva do sujeito.
Muitas vezes essa evolução não é acompanhada por um forte suporte e o jogador vive uma realidade diferente, de um momento para o outro torna-se conhecido, é um ídolo para todos, tem acesso a dinheiro, carros, mulheres, noite, deixa de viver a realidade da sua profissão.
Esse caminho irá leva-lo ao afastamento da tarefa principal, ser profissional de futebol.
Se olharmos um pouco para traz são muitos os casos de atletas com enorme qualidade que não vingaram por essas razões, mas eu deixo uma pergunta, pode um atleta ao 12 anos, deixar a sua família, ir atrás de um sonho para uma cidade distante, pode ele singrar no futebol se não tiver o devido acompanhamento por parte do clube em todos os aspectos principalmente sociais e afectivos?

SE A MODA PEGA POR CÁ...

No Brasil, jogo entre Vasco da Gama e Flamengo, Williams do Flamengo faz falta sobre a nova coqueluche brasileira Coutinho e imagine o que fez.....deu-lhe um beijinho a pedir desculpa! Se a moda pega por cá estão a ver o Bruno Alves a beijar o Saviola? ou o Liedson Aceitar um beijo depois de uma falta do David Luiz? :) eu tambem não!

segunda-feira, 15 de março de 2010

1ª DIVISÃO DISTRITAL DE PORTALEGRE

Na SERIE A, Montargilense recebeu e venceu em casa o líder Esperança e aproximou-se da liderança, Alpalhoense venceu e Portalegrense empata em mais um mau resultado.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Montargilense-2 Esperança-0
Alpalhoense-3 Alegrete-2
Portalegrense-2 Degoladense-2

1º-Esperança 19
2º-Montargilense 15
3º-Alpalhoense 14
4º-Degoladense 14
5º-Portalegrense 8
6º-Alegrete 4

Na SERIE B, Alter e Santo Amaro continuam a luta pela liderança e ambos venceram.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Arronches-1 Santo Amaro-2
Mosteirense-3 Portus Alacer-1
Alter-3 Nisa-0

1º-Alter 22
2º-Santo Amaro 19
3º-Mosteirense 10
4º-Nisa 9
5º-Portus Alacer 9
6º-Arronches 6

GOLOS DO GUS AO FABRIL






domingo, 14 de março de 2010

EQUIPAS ALENTEJANAS NOS NACIONAIS

4 derrotas, 2 empates e 3 vitórias, foi este o peculio do fim de semana desportivo das equipas alentejanas nas provas nacionais.
Na segunda divisão, Eléctrico venceu e continua na luta pela manutenção, Atl.Reguengos perde e Aljustrelense empata.
Na terceira divisão, Gavionenses perde em casa e entra na segunda fase muito longe dos lugares da manutenção, Juventude lidera serie F e conseguiu mais uma vitoria por números esclarecedores perante um dos adversários directos, Moura empata, Lus.Évora e Castrense perdem e U.Montemor vence em casa o Fabril.

SEGUNDA DIVISÃO, ZONA CENTRO

Eléctrico-2 Vitoria do Pico-0

13º-Eléctrico 25

ZONA SUL

Real-3 Atl.Reguengos-0
Maritimo-1 Aljustrelense-1

9º-Atl.Reguengos 31
12º-Aljustrelense 22

TERCEIRA DIVISÃO, SERIE E

Gavionenses-0 Casa Pia-3

11º-Gavionenses 13

SERIE F

Juv.Évora-4 Pescadores-1
Moura-2 Quarteirense-2
U.Montemor-2 Fabril-1
Esp.Lagos-1 Castrense-0
Cova Piedade-1 Lus.Évora-0

1º-Juv.Évora 47
9º-Moura 23
10º-Castrense 18
11º-U.Montemor 18
12º-Lus.Évora 15

DIVISÃO DE HONRA DA AF PORTALEGRE

Estrela de Portalegre descansou e Crato aumentou distancia, Campomaiorense perde em Fronteira e fica mais longe, Elvas vence fora.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Monfortense-1 Crato-6
Fronteirense-4 Campomaiorense-2
Castelo Vide-1 Santa Eulália-0
Gafetense-1 O Elvas-2

1º-Crato 22
2º-Est.Portalegre 18
3º-Campomaiorense 17
4º-Fronteirense 15
5º-O Elvas 15
6º-Gafetense 11
7º-Castelo Vide 9
8º-Monfortense 6
9º-Santa Eulália 1

DIVISÃO DE HONRA DA AF ÉVORA

Vendas Novas vai cumprindo calendário e hoje conseguiu mais uma goleada, Monte Trigo perde no Escoural perante um Escouralense em recuperação, Arraiolense volta ás derrotas e por números pesados, Viana também parece continuar mau momento e perde em casa.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Vendas Novas-6 Redondense-0
Calipolense-3 Arcoense-0
Santiago Maior-0 Giesteira-1
Borbense-1 oriolenses-0
Escouralense-2 Monte Trigo-1
Portel-5 Arraiolense-1
Viana-1 Bencatelense-2

1º-Vendas Novas 51
2º-Monte Trigo 37
3º-Redondense 34
4º-Calipolense 27
5º-Portel 25
6º-Giesteira 23
7º-Escouralense 22
8º-Viana 22
9º-Santiago Maior 19
10º-Borbense 19
11º-Oriolenses 18
12º-Bencatelense 18
13º-Arraiolense 10
14º-Arcoense 6

SERIE B, 1ª DIVISÃO DISTRITAL DE ÉVORA

Tudo igual na SERIE B, Perolivense soma mais três pontos e Santo António não aproveita empate do Estremoz, estando agora estes mais próximos de conseguir os seus objectivos.

SERIE B, RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Rosário-0 Santo António-0
São Manços-4 Aldeense-0
Vera Cruz-2 Estremoz-2
Azarujense-4 Corval-6
Perolivense-2 São Romão-0

-Perolivense 42
2º-Estremoz 32
3º-Santo António 28
4º-São Romão 26
5º-Rosário 25
6º-Corval 23
7º-São Manços 22
8º-Aldeense 21
9º-Vera Cruz 13
10º-Azarujense 5

DISTRITAL DE BEJA

Odemirense soma segunda derrota e permite a aproximação do Despertar que somou os três pontos perante o Ferreirense, Des.Beja perde em Milfontes e não parece ser capaz de chegar ao primeiro lugar.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Barrancos-3 Santa Clara-a-Nova-1
Serpa-2 Vasco Gama-2
Milfontes-2 D.Beja-0
Almodôvar-3 Odemirense-0
Despertar-3 Ferreirense-2
Aldenovense-2 Piense-2
Rosairense-1 São Marcos-1

1º-Odemirense 40
2º-Despertar 35
3º-Des.Beja 33
4º-Piense 29
5º-Milfontes 27
6º-Almodôvar 26
7º-Vasco Gama 24
8º-Barrancos 23
9º-Ferreirense 23
10º-Serpa 21
11º-Aldenovense 19
12º-Rosairense 16
13º-São Marcos 14
14º-Santa Clara-a-Nova 11

1ª DIVISÃO DISTRITAL DE ÉVORA,SERIE A

Será na ultima jornada que se irá decidir quem irá acompanhar o Luso Morense na fase final, Brotense mantém-se na luta ao vencer no Outeiro num jogo com muitos golos, Canaviais venceu em casa e precisa agora de vencer ultimo jogo, Valenças venceu em Santana e Cortiço goleia fora.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Outeiro-3 Brotense-5
Canaviais-1 Alcaçovense-0
Cabrela-0 Cortiço-5
Santana-1 Valenças-2

1º-Morense 37
2º-Brotense 32
3º-Canaviais 29
4º-Valenças 28
5º-Santana 22
6º-Cortiço 21
7º-Alcaçovense 13
8º-Outeiro 8
9º-Cabrela 7

sexta-feira, 12 de março de 2010

ENTREVISTA A CASTRO, UMA DAS ESPERANÇAS DO FUTEBOL PORTUGUÊS

André Castro é hoje uma das grandes esperanças do futebol Português, actualmente ao serviço do Olhanense tem confirmado na sua estreia na primeira liga, ser um jogador de qualidade acima da média, fez a sua formação no FC Porto, onde entrou com 12 anos vindo do Gondomar e na próxima época estará de volta a casa mãe.
Deixa tambem um alerta para a importancia dos jovens em não abandonar os estudos.

João Prates- Como está a decorrer esta experiência no Olhanense?
Castro- Está a correr bastante bem, jogar na 2ª liga foi uma grande experiência porque aprende se muito pois á jogadores com grande valor, e futebol é jogado com rapidez, e claro também correu muito bem porque fomos campeões, esta época também tem sido muito importante pois a jogar na 1 ª liga é muito bom para um jovem como eu evoluir.
João Prates- Sendo a tua primeira experiência fora do norte, foi difícil a adaptação ao sul e a um clube de menores dimensões?
Castro- Não foi difícil, mas custou um pouco , porque estar longe dos pais e da namorada e da família é muito difícil, mas como as coisas estão a correr bem é sempre mais fácil, e claro o Jorge costa tem ajudado muito a essa adaptaçao e todos os meus colegas de equipa.
João Prates- O teu objectivo sempre foi ser profissional?
Castro- Sim desde os 8 anos que jogo futebol e sempre fui um verdadeiro profissional desde pequeno e tive sempre esse objectivo.
João Prates- Em termos de formação académica, conseguis-te conciliar o futebol com os estudos?
Castro- Consegui conciliar até ao 10º ano nunca tirei nenhuma negativa, mas depois com as idas aos seniores e seleções começa a ser mais difícil, mas neste momento estou a tirar o 12º ano no curso das novas oportunidades.
João Prates- Achas importante existir da parte de quem esta a começar e nem sempre consegue chegar a profissional conciliar os estudos com o futebol?
Castro- Sim sem duvida hoje em dia quem não tiver o 12º é muito difícil arranjar emprego por isso penso que todos os jovens tem de aproveitar bem os estudos pois vão ser muito importantes no nosso futuro.
João Prates- Qual o jogador que serve para ti como referencia?
Castro- Tenho muitos , em termos futebolisticos o Frank lampard e o gerrard são grandes referencias , sem esquecer o Lucho Gonzales e Raul Meireles que trabalhei com eles, e em termos pessoais também nunca vou esquecer o Pedro Emanuel e o Nuno que são grandes exemplos entre outros.
João Prates- Em termos de treinadores, qual aquele que te deixou marcas mais positivas?
Castro- Todos os treinadores deixaram me marcas positivas , pois são todos diferentes e aprende-se com todos , na minha evolução enquanto jogador nas camadas jovens o mais importante foi o José Guilherme , ensinou -me muita coisa. e também o Ilídio vale porque fomos campeões de juniores juntos, em seniores o professor Jesualdo foi muito importante, pois foi ele que me lançou no futebol sénior e ensinou me muita coisa no tempo que tive no porto, e o Jorge costa foi o mais importante , pois é quem apostou em mim para jogar e tem me ajudado a evoluir como pessoa também em termos futebolisticos.
João Prates- O mundial está a porta, que perspectivas para a selecção neste mundial?
Castro- As melhores perspectivas temos grandes jogador , um optimo treinador penso que não falta nada para conseguirmos o que todos esperamos.
João Prates- Quais os teus objectivos no futuro em termos profissionais?
Castro- Tenho muitos objectivos tenho o objectivo de chegar ao plantel do FC Porto e afirmar me e claro chegar um dia á seleçao A
João Prates- Que palavras queres deixar aos leitores deste blogue?
Castro- Quero dizer para apoiarem o futebol português , para apoiarem os jovens portugueses e que continuem a ler o blog :)
abraço a todos.