Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 7 de agosto de 2012

A importância da pré-época

Falar na pré-época é falar na construção de uma nova ideia, de uma nova equipa, de novos objectivos, no fundo, a base da construção de uma nova época.
Ainda hoje muitos treinadores focam a sua atenção na preparação física, esquecendo que é um inicio onde todas as componentes são de grande importância!

No inicio de época uma equipa passa por varias fazes, com a chegada de novos elementos ao grupo existe a 1ª fase, a formação do grupo, onde os elementos se dão a conhecer e conhecem os seus rivais de posição criando alguma ansiedade e incerteza entre eles, juntando a isto o trabalho táctico, físico e técnico que existirá na preparação da equipa.

Com o decorrer das semanas de trabalho o treinador vai moldando a sua ideia de jogo, clarificando algumas escolhas e nasce a 2ª fase, uma fase de algum conflito onde com as primeiras escolhas começam a nascer alguns conflitos internos, fruto da luta pelo lugar, espaço físico e até estatuto dentro do balneário.
A definição de um bom grupo de trabalho poderá definir-se neste momento, se todos entenderem os seus papeis que são destinados pelo treinador e o que terão a ganhar caso todos se focalizem no mesmo objectivo.

É neste momento que o grupo de trabalho percebe que tem que unir forças em volta de um objectivo, é a fase que muitos autores chamam de normalização e que eu chamo de compreensão.  Nesta fase cresce uma maior cooperação colectiva, as ideias do treinador estão adquiridas, e mesmo aqueles jogadores que começam a sentir que poderão não ser primeira opção, olham para o colectivo.
Mas existe excepções e existe casos que se tornam problemáticos e que podem destabilizar o grupo de trabalho, caberá neste caso ao treinador a tomada de decisão, nunca esquecendo que uma maçã podre pode apodrecer o cesto.

A partir destes momentos o grupo foca-se no rendimento, cerca de 5, 6 semanas já passaram com todo o trabalho físico, técnico, táctico e mental que existe neste período de preparação e onde com os resultados a começarem a contar, o desempenho de cada um ao serviço do colectivo passa a ser o principal foco.

Este é um período que dura normalmente 7 semanas onde se cria uma ideia de jogo, se definem regras e onde a preparação física é importante mas na minha opinião não será...a mais importante delas todas! Existe um conjunto de factores que são de extrema importância para a construção de uma equipa de trabalho!






Sem comentários: